terça-feira, 16 de setembro de 2014

Falar ou adoecer?

 


                 
Face book - Melhor com saúde

A escolha é sempre nossa.
Um estudo tirado do livro: "Diga-me onde dói e eu te direi por que"

A garganta é a parte do corpo pela qual passam dois condutores, o esôfago (alimentação) e a traqueia (ar). Também é o lugar onde se situam as cordas vocais, as amígdalas e a glândula tireoide.

Com as cordas vocais, a garganta é o suporte da expressão oral. A  fala - as palavras ou os gritos- depende dela. Logo, ela é afinal a porta, ou melhor, a alfândega que filtra e seleciona as entradas e as saídas.
No que diz respeito a energética, a garganta é a sede do Chácara dito "da garganta". É o centro energético da expressão do eu, da maneira como nós nos posicionamos em relação ao mundo exterior.

Os males de toda esta região da garganta, são aqueles da expressão "O que eu tenho atravessado na garganta", ou da aceitação "O que eu não consigo engolir"
Perda de voz, angina, engolir errado, aerofagia, etc. são sinais da nossa dificuldade para exprimir o que pensamos ou sentimos. Nós preferimos deixar as coisas na "alfândega" , muitas vezes por medo das consequências...
Quantas vezes ouvimos algo que nos agride profundamente no emocional e ficamos calados. "Engolimos o sapo!"

E assim acabamos por gerar uma série de doenças por medo de ferir o outro, ou causar um mal estar entre amigos, de criar uma discussão, ou até de sermos desprezados e na maioria das vezes por medo de que deixem de gostar de nós.

Será que vale a pena silenciar sempre?
Será que não existe uma forma de colocarmos o que sentimos educadamente mas, com verdade e sinceridade?
Eu acredito que ficar doente é mais prejudicial do que desagradar alguém que nos desagradou?

Mas cada um sabe de si, aqui fica só um estudo, um toque, um alerta.

Um estudo tirado do livro: "Diga-me onde dói e eu te direi por que" de Michael Odoul

Um grande e afetuoso abraço
Vania

4 comentários:

  1. Se tem algo nos incomodando, acho bom colocar pra fora.Eu, pelo menos, não aguento calar,rs bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Vânia!
    Bem bacana esta postagem, precisamos lembrar disso uma vida toda...não falamos para não machucar, não falamos para não contrariar e assim por diante...e como fazer esta energia circular??? cantar, correr, respirar e quem sabe assim sobreviver, pois nem tudo pode ser dito, não é mesmo? beijos e até mais!

    ResponderExcluir
  3. Oi Vânia, adorei o post! Se bem que sou suspeita para falar, porque psicossomática é a minha especialidade…rsrsrs
    Independente do órgão, a maioria das doenças é fruto de um conflito interno que não foi bem resolvido. Este texto que você colocou no início é demais, adorei a parte que fala sobre os gritos mudos escondidos no corpo.
    É importante saber fazer a alquimia interna, transformar as emoções negativas em positivas, mas é trabalho para a vida inteira…
    Bjs e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  4. Vixe maria, não guardo nada, nadinha... e como nem sempre as pessoas sabem entender a gente vai deixando algumas pelo caminho.

    ResponderExcluir